Enviar mensagem
Dawnergy Technologies(Shanghai) Co., Ltd.
E-mail Peter.bi@dawnergy.com Telefone: 86-21-67877780
Para casa
Para casa
>
notícias
>
Notícia da empresa aproximadamente Que é um módulo ótico e seus FAQ?
Eventos
DEIXE UMA MENSAGEM

Que é um módulo ótico e seus FAQ?

2023-05-25

Últimas notícias da empresa sobre Que é um módulo ótico e seus FAQ?

Fundamentos de um módulo óptico

Como parte importante da comunicação de fibra óptica, um módulo óptico é um conversor fotoelétrico que converte sinais elétricos em sinais ópticos e vice-versa.

Um módulo óptico funciona na camada física do modelo OSI e é um dos componentes principais do sistema de comunicação de fibra.É constituído principalmente por dispositivos optoeletrônicos (transmissor óptico e receptor óptico)A sua função principal é converter entre sinais elétricos e ópticos durante a transmissão de sinal óptico.Figura 1-1mostra como funciona um módulo óptico.

A transmissão óptica de borra entram sinais elétricos a uma certa taxa de bits, que são então processados pelo driver chip interno.O diodo laser semicondutor (LD) ou o diodo emissor de luz (LED) do motor emitem sinais ópticos modulados à taxa correspondenteQuando os sinais ópticos atingem a borda óptica de recepção através de uma fibra óptica, são convertidos de volta em sinais elétricos pelo diodo fotodetector.Os sinais elétricos são então emitidos na taxa de bits correspondente após passar o pré-amplificador.

Figura 1-1Princípio de funcionamento de um módulo óptico

últimas notícias da empresa sobre Que é um módulo ótico e seus FAQ?  0

Aparência e estrutura de um módulo óptico

Existem vários tipos de módulos ópticos, e as suas aparências e estruturas são diferentes.Figura 1-2.

Figura 1-2Aparência e estrutura de um módulo óptico (usando um módulo óptico SFP como exemplo)

 

últimas notícias da empresa sobre Que é um módulo ótico e seus FAQ?  1

últimas notícias da empresa sobre Que é um módulo ótico e seus FAQ?  2

Quais são os tipos comuns de módulos ópticos?

Classificação por taxa de transmissão

Para atender a vários requisitos de taxa de transmissão, são fornecidos módulos ópticos com diferentes taxas, incluindo módulos ópticos 400GE, 100GE, 40GE, 25GE, 10GE, GE e FE.

 

Classificação por fator de forma

Uma taxa de transmissão mais elevada depende de uma estrutura mais complexa.Comutadores que suportam módulos ópticos dos seguintes fatores de forma:: Small Form-factor Pluggable (SFP) /Enhanced Small Form-factor Pluggable (eSFP), SFP+, SFP28, Quad Small Form-factor Pluggable Plus (QSFP+), 120 Gb/s Extended-capability Form Factor Pluggable (CXP),Centum Form-factor Pluggable (CFP), QSFP28 e QSFP-Densidade Dupla (QSFP-DD).

Fator de forma

Descrição

Aparência

SFP/eSFP

Um módulo óptico SFP suporta conectores de fibra LC.

Um módulo óptico eSFP é um módulo óptico SFP aprimorado que suporta o monitoramento de tensão, temperatura, corrente de desvio, potência de transmissão e potência de recepção.Os módulos ópticos eSFP e SFP são chamados de módulos ópticos SFP.

últimas notícias da empresa sobre Que é um módulo ótico e seus FAQ?  3
SFP+ Um módulo óptico SFP + é um módulo óptico SFP com uma taxa mais alta. É mais sensível às interferências eletromagnéticas (EMI) devido a uma taxa mais alta.Os módulos ópticos SFP+ têm mais molas do que os módulos ópticos SFP e as gaiolas para os módulos SFP+ num cartão são mais apertadas. últimas notícias da empresa sobre Que é um módulo ótico e seus FAQ?  4
SFP28 Seu tamanho de fator de forma é o mesmo de um módulo óptico SFP +. Uma porta SFP28 pode usar um módulo óptico SFP28 de 25GE ou módulo óptico SFP + de 10GE. últimas notícias da empresa sobre Que é um módulo ótico e seus FAQ?  5
QSFP+ Um módulo óptico QSFP+ suporta conectores de fibra MPO e é maior que um módulo óptico SFP+. últimas notícias da empresa sobre Que é um módulo ótico e seus FAQ?  6
CXP Um módulo óptico CXP é um módulo óptico paralelo de alta densidade ligável a quente, que fornece 12 canais de tráfego em cada uma das direções Tx e Rx.Aplica-se apenas às ligações multimodo de curta distância. últimas notícias da empresa sobre Que é um módulo ótico e seus FAQ?  7
A PPC O CFP é um novo padrão de módulo óptico que suporta transmissão de alta velocidade nos campos de comunicação de dados e telecomunicações.75 mm x 82 mm (H x O x D). últimas notícias da empresa sobre Que é um módulo ótico e seus FAQ?  8
QSFP28 Seu tamanho de fator de forma é o mesmo que o QSFP +. Atualmente, estão disponíveis módulos ópticos 100GE QSFP28 e módulos ópticos 40GE QSFP28. últimas notícias da empresa sobre Que é um módulo ótico e seus FAQ?  9
QSFP-DD Um módulo óptico QSFP-DD é um módulo ligável de alta velocidade definido pelo grupo QSFP-DD MSA. últimas notícias da empresa sobre Que é um módulo ótico e seus FAQ?  10

Classificação por modo

As fibras ópticas são classificadas em fibras monomodo e multimodo.

  • Os módulos ópticos de modo único têm um comprimento de onda central típico de 1310 nm ou 1550 nm e são usados com fibras de modo único.e são utilizados para transmissão de longa distância.
  • Os módulos ópticos multimodo têm um comprimento de onda central típico de 850 nm e são usados com fibras multimodo.As fibras multimodo têm um desempenho de transmissão inferior às fibras monomodo devido à dispersão modalSão utilizados para transmissões de pequena capacidade e de curta distância.

Classificação por comprimento de onda central

Para facilitar a descrição, o comprimento de onda central é usado, em unidade de nm.

Para suportar a transmissão de sinais ópticos em diferentes faixas ópticas, são fornecidos módulos ópticos com diferentes comprimentos de onda centrais, como 850 nm, 1310 nm e 1550 nm.

Classificação por cor clara

A maior diferença entre os módulos ópticos coloridos e outros tipos de módulos ópticos reside no comprimento de onda central.

  • Geralmente, o comprimento de onda central de um módulo óptico pode ser de 850 nm, 1310 nm ou 1550 nm. O comprimento de onda central de um módulo óptico é simples e a luz é chamada de luz cinzenta.
  • Um módulo óptico colorido transporta luz com diferentes comprimentos de onda centrais.

Os módulos ópticos coloridos são classificados em dois tipos: multiplexagem por divisão de comprimento de onda grosseira (CWDM) e multiplexagem por divisão de comprimento de onda densa (DWDM).Os módulos DWDM estão disponíveis em mais tipos e usam recursos de comprimento de onda de forma mais eficiente do que os módulos CWDMOs módulos DWDM e CWDM permitem que as luzes com diferentes comprimentos de onda centrais sejam transmitidas em uma fibra sem interferir umas nas outras.um multiplexador passivo pode ser usado para combinar as luzes em um canalOs módulos DWDM e CWDM são usados para transmissão de longa distância.

Categoria (exemplo)

De acordo com a classificação anterior, a tabela seguinte lista os tipos de alguns módulos ópticos comuns com base em diferentes características.

Quadro 1 a 3Exemplos de tipos comuns de módulos ópticos

Características

SFP-GE-LH40-SM1310

SFP-10G-ER-1310

QSFP-40G-LR4

QSFP-100G-CWDM4

QSFP-DD-400G-SR8

Taxa GE 10GE 40GE 100GE 400GE
Fator de forma Especificações SFP+ QSFP+ QSFP28 QSFP-DD
Modo Dispositivos de modo único Dispositivos de modo único Dispositivos de modo único Dispositivos de modo único Multimodo
comprimento de onda central (nm) 1310 1310 1271, 1291, 1311, 1331 1271, 1291, 1311, 1331 850
Cor clara Luz cinzenta Luz cinzenta Luz cinzenta De cor Luz cinzenta

 

Entre em contato com a Dawnergy hoje para saber mais sobre a nossa gama de módulos ópticos e começar a desfrutar dos benefícios da tecnologia de ponta hoje!

Contacte-nos a qualquer hora

86-21-67877780
1o andar, Edifício A5, No. 3655 SixianRd, distrito de Songjiang, Xangai201614China
Envie-nos seu inquérito diretamente